A Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT) atua promovendo a transferência das tecnologias de titularidade da Universidade de Brasília, desde a negociação com o setor produtivo, avaliação e valoração da tecnologia, até a formalização e gestão dos instrumentos jurídicos.
A ACT é uma Coordenação da Gerência de Inovação e Transferência de Tecnologia (GITT) do CDT/UnB, que possui como atribuições fomentar a parceria entre o setor produtivo e a UnB, com o objetivo de realizar parcerias para o desenvolvimento de produtos e processos inovadores, bem como, transferir o conhecimento gerado na Universidade, para que estes se transformem em benefícios tecnológicos disponíveis para a sociedade.
A transferência dessas tecnologias ocorre por meio da celebração de instrumentos jurídicos específicos, dentre eles, os Contratos de Licenciamento de Tecnologia, que podem ser com ou sem cláusula de exclusividade, observando o disposto na Lei de Inovação e no seu Decreto regulamentador. A ACT é responsável por articular esses instrumentos, formalizando e realizando a sua gestão. Para tanto, a atuação da ACT envolve uma interação ativa tanto com os inventores, quanto com as empresas interessadas em ter acesso à tecnologia.
Além da interação com os pesquisadores da UnB e com o setor produtivo, a ACT coordena a Prospecção Tecnológica e o Mapeamento de competências e perfis na Universidade de Brasília. Essa atividade integra o Planejamento Estratégico 2011/2015 da Universidade de Brasília e que está sendo executada pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT). Até a presente data foram entrevistados 587 pesquisadores da instituição.